A geração zap


Geração "zap"

Referências Bibliográficas:

Paiva, Costa, & Fiolhais, (2005). WebQuests associadas a manuais escolares. In Carvalho, A. (org.) (2006). Actas do Encontro sobre WebQuest. Braga: CIEd, 182-187. Disponível em http://www.portalwebquest.net/pdfs/cb009.pdf (acedido em 12 de Março de 2010).

A expressão geração "zap" ou "zap generation" é utilizada para designar "os jovens que actualmente frequentam as escolas básicas e secundárias, nascidos a partir de meados da década de 80, em plena era digital. Para estes adolescentes o telemóvel, o computador, a Internet, a TV por cabo e as consolas de jogos são utensílios comuns desde que nasceram. Não conseguiriam passar sem eles e nem sequer concebem a sua inexistência" (Paiva., Costa., & Fiolhais., 2005, pp.182-183).

Novos desafios são colocados à Escola actual: à perspectiva tradicional contrapõe-se uma nova escola, dinâmica, activa e interactiva em que as tecnologias de informação e comunicação podem dar um enorme contributo para a construção de uma aprendizagem repleta de significado para o aluno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa