Computadores, Ferramentas Cognitivas

Referências bibliográficas:

Jonassen., D. H. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora, pp.15-33.

Registo de Leitura:

Capítulo 1 - O que são ferramentas cognitivas ?

Jonassen (2007) propõe uma nova abordagem na utilização dos computadores como apoio à aprendizagem significativa, utilizando ferramentas cognitivas como aplicações informáticas que exigem que os alunos pensem de forma significativa usando a aplicação para representarem o que sabem.

Na opinião do autor, a aprendizagem com computadores deverá ser realizada numa perspectiva construtivista, encarando os computadores e as suas diversas potencialidades como “ferramentas informáticas adaptadas ou desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais do aluno” (Jonassen, 2007, p. 21) de modo a estimular e facilitar o pensamento crítico e a aprendizagem de ordem superior.

No conceito de ferramenta cognitiva, o autor inclui bases de dados, redes semânticas (mapas conceptuais), folhas de cálculo, sistemas periciais, ferramentas de remodelação de sistemas, micromundos, motores de busca de informação, ferramentas de representação visual, ferramentas de publicação multimédia, ambientes de conversação em tempo real e conferência através do computador.

Ferramentas cognitivas são ferramentas que ampliam e reestruturam o pensamento do aluno, dispositivos de pensamento crítico, parceiros intelectuais dos alunos, no sentido em que permitem estabelecer uma parceria em que o computador realiza cálculos, armazena e recupera informação, e os alunos são responsáveis por apreciar criticamente a informação.

As ferramentas cognitivas representam uma abordagem construtivista da utilização dos computadores, estimulando os alunos na reflexão, manipulação e representação sobre o que sabem. Nesta perspectiva, o conhecimento é construído pelo aluno e não transmitido pelo professor.

Diversas vantagens são apontadas por Jonassen (2007) às ferramentas cognitivas: permitem a construção do conhecimento, o pensamento reflexivo, permitem estabelecer parcerias cognitivas e apoiam novas formas de pensamento.

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