"Rent a Internet" ou Rentabilizar a Internet ?


Referências Bibliográficas:


Carvalho, A.A. (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, 25-40. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt; http://hdl.handle.net/1822/7142]

Registo de Leitura:


A Internet e a WWW (World Wide Web) fazem parte do quotidiano e da vivência de cada cidadão. De acordo com Berners-Lee et al. (referidos por Carvalho, 2007), a WWW foi concebida com o intuito de ser um repositório do conhecimento humano, constituindo-se um espaço de partilha.

Com o aumento da rapidez da evolução do conhecimento humano, é requerida ao professor a necessidade de desenvolvimento nos alunos, da capacidade intelectual necessária para aprender a aprender durante toda a vida. Ao professor passa a ser atribuído um novo papel como facilitador da aprendizagem, apoiando o aluno na sua construção individual e colaborativa do conhecimento; proporcionando-lhe autonomia na aprendizagem, incentivando ao desenvolvimento do pensamento crítico e à capacidade de tomada de decisões.

A utilização da Internet surge como meio para aprender, individual e colaborativamente, não só através de pesquisa livre ou estruturada mas também como meio para apresentar e partilhar o trabalho realizado à turma e a todos os que lhe queiram aceder online.

O emergir da economia do conhecimento em rede está relacionado com as conexões que estabelecemos na rede para uma permanente actualização. A conectividade que caracteriza o estar do sujeito em rede é uma capacidade imprescindível na economia do conhecimento. Neste sentido, novas capacidades são exigidas: pesquisar; seleccionar e citar; cooperar presencialmente e online; publicar e partilhar online.

O conceito de conectivismo segundo Siemens (referido por Carvalho, 2007) surge como uma nova perspectiva de aprendizagem para a era digital, em que a capacidade de colaboração é um requisito cada vez mais procurado, que compete ao professor dinamizar nas suas aulas, ajudando os alunos a distinguir colaboração de cooperação. Nesta nova perspectiva, salienta-se a importância não só de estabelecer conexões entre fontes de informação mas também criar padrões úteis de informação.

Como forma de rentabilizar a Internet, no sentido do desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, temos o recurso à utilização de actividades como Caça ao Tesouro e a WebQuest. Estes dois recursos de pesquisa orientada, permitem aos alunos tornarem-se auto-suficientes, promovendo a sua autonomia. Reutilizar recursos em diferentes contextos, sabendo referir as fontes, é também uma forma de rentabilizar a informação disponível. Pesquisar, avaliar e sintetizar a informação encontrada, publicar e disponibilizar online, são tarefas que permitem aos alunos aprender conteúdos utilizando a Web 2.0 como uma nova ferramenta que tem de ser explorada e rentabilizada. As plataformas que estão a ser utilizadas nas escolas, como por exemplo o Moodle, podem ajudar a disponibilizar conteúdos programáticos e actividades interactivas de cada disciplina, orientadoras da aprendizagem dos alunos.

No contexto actual, é imperiosa a necessidade de ser ter um espírito aberto e adaptável a novas ferramentas que podem ser rentabilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Face às constantes inovações que exigem alterações na forma de aceder à informação, na forma como interagimos com o conteúdo e como comunicamos, o importante será criar situações que envolvam os alunos na aprendizagem, ajudando-os a desenvolver o espírito crítico e que os preparem para a tomada de decisões, numa sociedade globalizada e concorrencial, em constante mudança.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa