2011 Ano Internacional da Química

As Nações Unidas, na sua 63ª assembleia-geral, aprovaram a proposta da IUPAC – já anteriormente acolhida pela UNESCO – para designar 2011 como Ano Internacional da Química. Esta iniciativa pretende salientar os contributos da Química para o bem-estar da Humanidade.

O Ano Internacional da Química irá desenvolver-se sob o tema unificador “Chemistry- our life, our future”, apresentando entre os seus objectivos promover a apreciação pública pela Química na sua capacidade de ir ao encontro das necessidades mundiais, fomentar o interesse dos jovens pela Química e, gerar entusiasmo para o futuro criativo da Química.

2011 coincide com o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio, depois de em 1903 ter sido laureada com o prémio Nobel da Física (divido com Pierre Curie e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioactividade. Assim, 2011 será ainda uma oportunidade salientar o contributo das mulheres no desenvolvimento da Ciência.

2011 vai ser um grande ano, com muita Química!

Comentários

  1. Foi com o objectivo de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece que a 1 de janeiro lançámos o blog "Uma Química Irresistível". Nele, todos os dias deste ano colocaremos pelo menos um post.

    Queremos mostrar que a Química está bem presente no quotidiano e que tem contribuído muito positivamente para a nossa vida. Gostávamos que ao longo do ano se desenvolvesse uma "Química Irresistível" entre cada um dos nossos leitores e a Química.

    http://umaquimicairresistivel.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa