Prémio Nobel

Todos os anos, desde 1901 o Prémio Nobel tem sido atribuido nas áreas da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. O Prémio Nobel é um prémio internacional administrado pela Fundação Nobel em Estocolmo, na Suécia. Em 1968, o Sveriges Riksbank estabeleceu o Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, fundador do Prémio Nobel. Cada prémio consiste numa medalha, diploma e uma quantia em dinheiro.

Prémio Nobel da Física 2010




O Prémio Nobel da Física 2010 foi atribuído aos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelos seus trabalhos inovadores sobre o grafeno bidimensional, material útil para o desenvolvimento de dispositivos electrónicos mais eficientes, como computadores e paineis solares.
O grafeno é uma forma de carbono. É um material novo, o mais fino já obtido, e também o mais resistente. É tão bom condutor de eletricidade como o cobre e melhor condutor de calor do que todos os outros materiais.



Prémio Nobel da Química 2010





O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki foram distinguidos com o Prémio Nobel da Química, pelo trabalho desenvolvido em formas mais eficientes de ligar átomos de carbono para construir moléculas complexas.


Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45411&op=all

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa