NASA descobre nova forma de vida na Terra


A agência espacial norte-americana -NASA - anunciou a 2 de Dezembro a descoberta de uma nova forma de vida no nosso planeta. Trata-se de uma bactéria que sobrevive à base de arsénio, num lago na Califórnia.

A existência deste organismo expande o horizonte de busca por seres fora do planeta, uma vez que não se sabia até ao momento que o arsénio permitia o desenvolvimento de formas de vida.

Todas as formas de vida conhecidas até agora, desde plantas a animais e micro-organismos, dependem de seis elementos químicos para construir as moléculas que formam os seus corpos: oxigénio, hidrogénio, carbono, fósforo, enxofre e nitrogénio.

A nova bactéria, descoberta no Lago Mono, um corpo de água alcalino e altamente salgado, representa uma excepção à regra ao excluir o fósforo, adicionando o arsénio (elemento tóxico para o organismo humano) à lista dos elementos primordiais.

A descoberta assume enorme importância tanto na compreensão da origem e desenvolvimento das formas de vida, como na busca de vida extraterrestre.

In http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=6001 acedido em (2 de Dezembro de 2010)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa