O que existe no Universo ?

“O que vemos no céu a partir da Terra? O astro mais próximo de nós é o nosso satélite natural, a Lua. O luar, luz do Sol reflectida na Lua, demora cerca de um segundo a viajar até à Terra. Os astronautas que foram à Lua demoraram um pouco mais – alguns dias – porque viajaram a uma velocidade muito menor do que a da luz. O sistema solar engloba a Terra, a Lua e mais sete planetas e seus satélites (Plutão é desde 2006 considerado planeta-anão). O homem ainda não foi ele próprio a outros astros para além da Lua, mas já enviou sondas aos astros principais do sistema solar e até mesmo para fora dele, como a Voyager II.


A estrela mais próxima da Terra depois do Sol, a Próxima do Centauro, está a quatro anos-luz de nós, isto é, a luz dela demora quatro anos a chegar (para comparação, a luz do Sol demora só oito minutos). A estrela Sirius, uma das mais brilhantes do céu, está a 30 anos-luz de nós. Mas há milhões de outras estrelas só na nossa Galáxia, a Via Láctea, um conjunto de estrelas dispostas numa espiral com um diâmetro de quase cem mil anos-luz. Hoje conhecemos outros sistemas planetários para além do nosso sistema solar: os astrónomos já identificaram várias dezenas. Na nossa Galáxia há estrelas ainda a nascer (a partir de poeira interestelar) e outras a morrer […].


Mas há mais galáxias além da nossa. Essas, ao contrário da nossa, escrevem-se com minúscula. As mais próximas de nós são as Nuvens de Magalhães, relativamente pequenas e só visíveis do hemisfério Sul. Uma bem maior é a galáxia de Andrómeda, que está a um milhão de anos-luz de nós. As galáxias estão juntas em agregados. O nosso grupo de galáxias chama-se Grupo Local. Há ainda outros grupos de galáxias, tão longe quanto os nossos instrumentos de observação permitem alcançar. Os objectos mais distantes – os misteriosos quasares – estão a cerca de quinze mil milhões de anos-luz.”


Fiolhais, C. (2007). Nova Física Divertida. Lisboa:Gradiva, p.160.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa