Prémio Nobel da Química 2011 - A Ciência é feita de controvérsias!

Em 2011 o Prémio Nobel da Química foi atribuido a Dan Shechtman pela descoberta dos "quase-cristais".


http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/2011/

O trabalho desenvolvido pelo israelita Dan Shechtman consistiu na apresentação de uma inovadora abordagem da matéria no estado sólido. Ao arrefecer rapidamente uma mistura de alumínio e manganês, foi possível observar  ao microscópio círculos concêntricos, cada um formado por 10 pontos a igual distância uns dos outros. Estes átomos  dispunham-se numa nova estrutura química em forma de mosaico,  num padrão semelhante a mosaicos islâmicos. Contrariamente à teoria do empacotamento dos átomos num cristal que obedecia a padrões de simetria, este novo padarão não se repetia, tendo sido designado de "quase-cristais".

Esta descoberta, em 1982, foi alvo de controvérsia e Shechtman foi excluído do grupo de investigação em que trabalhava no National Institute for Science and Technology, em Washington D.C. Embora inicialmente rejeitado, o artigo sobre estes trabalhos acabou por ser publicado em 1984, perante a crítica de diversos sectores da comunidade científica.

O desenvolvimento de quase-cristais noutros laboratórios e a sua utilização em áreas tão diversas quanto a da produção de aço usado em material cirúrgico, revestimentos térmicos diversos, ou dispositivos de emissão de luz, são o resultado da ampla aceitação da teoria com o decurso do tempo, bem como do reconhecimento científico desta nova abordagem sobre a natureza da matéria.

Os quase-cristais foram descobertos na Natureza pela primeira vez em 2009, na Rússia. Actualmente, a investigação nesta área situa-se no desenvolvimento de quase-cristais com propriedades que potenciem a sua utilização como novos materiais com aplicações energéticas.

Mais informação em:
http://dererummundi.blogspot.com/2011/10/o-nobel-da-quimica-e-cristalografia.html#links

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa